ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE COMPRAR ITENS CERTIFICADOS PELA ANATEL

A grande maioria dos produtos ligados a telecomunicação deve passar pela certificação da ANATEL para serem utilizados e vendidos. Esta fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações tem grande importância e o consumidor precisa entender porque é fundamental comprar itens com este certificado.
 
Para um produto de telecomunicação obter o certificado de conformidade, ele passa por diversos testes que comprovam a segurança de uso e conformidade com as especificações da regulamentação brasileira de telecomunicações estando apto a ser comercializado em todo o território nacional.
 
Estes testes garantem que o produto possui o padrão de qualidade e segurança. Todos os produtos certificados pela ANATEL possuem o selo da agência fixo de forma não removível, além de ser identificado com seus quatro primeiros dígitos relacionados ao número da certificação e os dois últimos ao ano de emissão do processo.
 
Fabricar, vender ou comprar produtos que não passaram pela fiscalização é punível com multa de até R$3.000.000,00, pois equipamentos com mau funcionamento podem interferir, por exemplo, na comunicação entre aeronaves e torres de controle, podendo causar acidentes graves.
 
Desta forma, é preciso estar sempre ciente da importância de comprar apenas produtos certificados pela ANATEL. Entre os itens que precisam deste certificado estão os: telefones (celulares ou fixos), controles remotos, portões, baterias, roteadores, repetidores de sinal celular , antenas ponto a ponto, conversores entre outros.
 
Falsificação do Selo da ANATEL
 
Falsificadores e contrabandistas estão usando selos falsificados com números de certificações inválidas e/ou pertencentes a terceiros.
 
Ou seja, eles imprimem selos retirados de um outro produto para enganar o consumidor que não sabe procurar pelo protocolo da certificação. Para não se deixar enganar, pegue o número que está no selo, e verifique no site da Anatel pelo link: http://sistemas.anatel.gov.br/sgch na opção “Consultar produtos homologados”.
 
Se não estiver registrado para a empresa que está te vendendo, ou se o modelo e tipo do produto for diferente daquele que você estiver comprando, caia fora… É falsificado!
 
Não somente isso, denuncie! Escreva nos blogs e sites especializados apontando o vendedor e a loja para que outros não sejam lesados;
 
Preços muito baixos: CUIDADO, achar que pagar muito barato é sair com a vantagem. É justamente o contrário. Uma empresa legal tem que cobrir seus custos em cima do produto e impostos.
 
Uma empresa legal não vai ficar no prejuízo vendendo a baixo do preço de custo, pois produtos originais usam matéria prima cara. Portanto, o barato sai caro.
 
Produtos sem nota: Os falsificadores e contrabandista dirão que não é necessário. Quando o produto que você comprar der problema, como você vai reclamar sem nota? Quem não tem compromisso com qualidade, não vai querer oferecer qualquer documento a seu favor.
 
Tem garantia, e de quanto tempo? A maioria dos produtos falsificados tem garantia máxima de três meses, enquanto que produtos originais podem dar garantia de 6 meses até 1 ano.
 
Quando não existe uma garantia ou a mesma é muito curta, isso significa que o revendedor não tem garantia do fabricante, por não ter qualquer compromisso “legal” com o distribuidor
 
Saiba identificar um produto original DRUCOS
 
Nota Fiscal: A nota fiscal de nossos produtos possui o número de serial que deve ser igual à do aparelho.
 
Selo ANATEL: O número de nosso certificado de conformidade se encontra no mesmo adesivo da serial do aparelho. Todos os nossos adesivos são impressos em papel “VOID”, com proteção contra violação e falsificação.
 
Pintura e Adesivos: Todos os nossos aparelhos possuem a cor cinza clara e cinza escura (sem exceções) e adesivo de auto fusão com a logomarca da empresa e identificação do produto.
 
Não aceite como produto original repetidores pintados de outras cores e/ou sem adesivos.
 
Caso tenha dúvida sobre a autenticidade de seu aparelho, entre em CONTATO CONOSCO.